quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

- VICISSITUDES PESSOAIS



POR QUE CONSTRUIR UM “TOP TEN” - MELHORES MOMENTOS






Num destes “papos de bar” falando de coisas inesquecíveis que fazemos na vida fui desafiado a listar dez coisas que fizeram diferença e marcaram as minhas lembranças. Depois de algumas mudanças e atualizações, além de algumas sugestões pouco convencionais a lista ficou pronta. Não pensei em publicá-la pois poderia parecer “exibicionismo” mostrar este tipo de tema. Mas depois de um tempo a ideia original foi mudando. Trocamos a expressão "mostrar o que eu fiz" pela frase "registrar o que fizemos de importante com o nosso tempo". Assim, eu e qualquer pessoa podemos criar um referencial para, de alguma forma, avaliar o que fazemos com aquilo que de mais importante temos: o tempo. Quando me perguntam qual a coisa mais importante que possuo respondo de forma muito categórica que é o “tempo”. O tempo é uma invenção do homem para justificar a senilidade e a demência progressiva que irá inexoravelmente nos atingir. Ele representa uma “moeda no cartão de crédito” que nós gastamos diariamente, sem saber qual o saldo restante ou o prazo de validade. Gastando ou não este saldo, o prazo irá expirar, sem que eu saiba quando isso vai ocorrer. Então o que nos resta é usar bem esta "moeda". E para avaliar isso criei esta figura de controle que chamei “top ten – melhores momentos”. É simples. Vamos tentar relacionar dez coisas que você tenha feito e que realmente foram absurdamente legais. Se eu não consigo lembrar de pelo menos dez momentos diferenciados, talvez eu não esteja usando bem o saldo do meu “cartão de crédito”. Se eu consigo lembrar de dez ou mais momentos inesquecíveis é provável, por este critério, que eu o esteja usando bem. E se eu tenho estes dez momentos, nada impede que eu tente modificá-los, buscando substituir alguns por outros melhores. A ideia é simples, e nada tem de exibicionista. Eu posso ter momentos bons em casa, viajando, com alguém ou simplesmente apreciando algo que me dá prazer. O importante é TER estes momentos, poder visualizar a sua lembrança e tentar criar novos. Aliás isto é o que estou fazendo agora. Mudando a minha lista. E confesso que esta sensação é muito boa. Lembrei de algo que havia feito e que absurdamente não coloquei na primeira lista. E consegui acrescentar um momento novo, desbancando um que perdeu espaço, mas não importância. Apenas foi substituído por outro melhor. Interessante como as nossas lembranças são estimuladas quando as visualizamos num suporte material. Conseguimos buscar detalhes, fazer correlações, lembrar pessoas. Enfim o objetivo do experimento é esse, reforçar boas lembranças e buscar atualizá-las. Vale como sugestão.




Dez momentos que fizeram a vida valer a pena..  Versão 3

1. Passear de balão na Capadócia - Turquia;
2. Escalar o Waina Picchu - Peru;
3. Ver o Internacional ser Campeão da Libertadores no Beira-Rio - Porto Alegre;
4. Atravessar o desfiladeiro que leva à Petra, a cidade perdida dos Nabateus - Jordânia;
5. Ver o pôr-do-sol em Hanga Roa - Ilha da Páscoa;
6. Fazer um safari de Jeep na Ilha de Gozo – Malta;
7. Curtir um final de tarde em Tatooine, a terra de Luck Skywalker – Tunísia;
8. Passear de barco pela Baia de Ha Long - Vietnam;
9. Entrar na grande pirâmide de Quéops – Egito;
10. Andar de barco inflável nas Cataratas do Iguaçu - Foz do Iguaçu.




5 comentários:

  1. Continua os 90% de aproveitamento... Ebaaa

    ResponderEliminar
  2. Formidável texto!
    Fiz o meu TOP TEN, por causa desse teu post.
    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Espetacular!! Isso nos faz parar e pensar o que realmente estamos fazendo aqui... se o que fizemos até agora está valendo a pena, e se a vida não está "escorrendo pelas nossas mãos" sem percebermos... Bom, não preciso dizer que farei "correndo" os meus DEZ MAIS para avaliar tudo isso!!! hehehe... Um abraço professor!! Elisa

    ResponderEliminar
  4. Em primeiro lugar, não acho exibicionismo. É o relato do que fizeste, do que viveste. Estás feliz e orgulhoso do que conquistaste. Isso pode incomodar algumas pessoas. Verdade, se alguém não consegue fazer a sua lista "Top Ten" é porque há algo errado.Após ler o teu texto pensei em fazer a minha " Personnal Top Ten List". Acho que o item um será " Fazer a lista Top Ten".Por que? Ao pensar na lista achei que seria melhor fazer 2 listas "Top Ten Viagens" e "Top Ten Vida".Se eu tenho, de saída, 20 motivos para listar...é um ótimo sinal. Tô com um booooom saldo, né?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isto Izabel.. que bom ter vários tipos de "Top Ten".. além destes podemos ter o "Top Ten Encontros", "Top Ten Amigos".. enfim.. todos eles acumulam saldo e isto é mt bom..

      Eliminar