sábado, 15 de setembro de 2012

- VIAGEM



- UM CONTO CHINÊS





Shih Huang Ti é relacionado no livro de Michael Hart entre as 20 personalidades mais importantes da história. Considerado um guerreiro implacável, no ano de 221 a.C. ele derrotou todos os estados feudais e unificou a China, declarando-se o “primeiro imperador”. Instituiu inúmeras reformas radicais na forma de governar e iniciou a construção da “Grande Muralha”. Este personagem controverso tem associado a sua figura várias histórias bizarras relacionadas ao seu medo de morrer. Considerando que durante sua vida havia arregimentado centenas de inimigos em batalhas, o imperador era assombrado pela imagem do que estes inimigos poderiam fazer com ele após a sua morte, já que estes, segundo o seu pensamento, o estariam esperando no mundo celestial, para uma implacável vingança. Movido por este estado delirante determinou então ao seu primeiro (e mt importante) ministro Li Ssu que, após a sua morte, 8.000 dos seus melhores soldados fossem mortos para que pudessem acompanhá-lo e protegê-lo no mundo dos mortos. Para a felicidade de seus soldados, no entanto, Li Ssu convenceu o imperador que, em vez de matar parte de seu exército, fossem construídas estátuas reproduzindo estes guerreiros, e estas seriam colocadas em sua tumba, como forma de proteção contra os inimigos mortos. Esta sábia alternativa, não somente poupou a vida de mais de 8.000 homens, como propiciou a construção de uma das mais impressionantes obras de arte da história: os “Guerreiros de Terracota de Xian”. Descoberto de forma ocasional, em 1974, este conjunto de estátuas,  representando guerreiros, oficiais, cavalos, carruagens e armas espanta pela qualidade artística das obras e pela quantidade impressionante de figuras. Os guerreiros são em tamanho e estilo natural, variando em peso, indumentária e penteado, de acordo com a patente. Não existem duas estátuas iguais. Cada uma delas representa a figura de um soldado, que, como modelo, deve ter se sentido muito mais gratificado em ter sido representado em terracota do que compulsoriamente tendo de acompanhar seu imperador em uma jornada precoce pelo mundo dos mortos.


3 comentários:

  1. Izabel de Almeida16/09/12, 12:10

    Que maravilha! Realmente impressionante. Obrigada por compartilhar esta história ! E as fotos também !

    ResponderEliminar
  2. Estive recentemente em Xi'an e visitei esse local excepcional, uma verdadeira maravilha, nem tenho palavras para descrever os meus sentimentos em relação a ele! E a história que você descreveu tão bem mostra um pouco como se vivia na China naquema época! E saber que durante muito tempo a esposa e concubinas dos imperadores tb eram condenadas a serem enterradas com eles! essa prática durou muito tempo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conhecer um país milenar como a China passa por entender suas histórias, de forma cíclica e linear.. essa que tu descreves é mais uma.. chocante, bizarra, exótica ou simplesmente um elemento cultural..

      Eliminar